É a área da medicina que utiliza uma modalidade de tratamento baseada na utilização de oxigênio puro. Para isso são empregados equipamentos denominados câmaras hiperbáricas, que são basicamente cilindros fabricados em aço ou acrílico. O oxigênio é fornecido aos pacientes através de máscaras ou capuzes de plásticos, nas câmaras multipacientes, que podem acomodar várias pessoas tratadas simultaneamente.
Nas câmeras monopacientes, onde uma pessoa é tratada individualmente, o oxigênio serve para preencher todo o equipamento, situação na qual a máscara ou o capuz é dispensado, já que envolvo pelo oxigênio que ele respira.
Durante tratamento os pacientes são submetidos uma pressão de 2 ou 3 vezes maior que a do nível do mar.
Nestas condições , ocorrem vários fenômenos que resultam na normalização da cicatrização das feridas e no combate de diversas infecções, estas seriamente prejudicados pela deficiência de oxigenação.
O tratamento é realizado diariamente, sendo necessário em média a aplicação de 25 sessões com duração de 90 minutos cada uma. O paciente, durante todo o tratamento é assistido por um médico, enquanto se entretém com projeção de filmes e música ambiente. Este tratamento é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicinal.